Neste mês, a Usina Hidrelétrica Barra Grande completa 10 anos de operação e para comemorar a data, realizou diversos eventos sociais e culturais na primeira quinzena de novembro. Participaram da programação comemorativa os diretores Miguel Gustavo Junqueira Franco, Diretor Superintendente da DMEE, Luís Carlos dos Santos, Diretor Comercial Financeiro da DMEE e Marco César Castro de Oliveira, Diretor Técnico DMED.
A primeira atração foi o projeto Conexão Sustentável, uma iniciativa do Instituto Alcoa, que consiste na realização de espetáculos culturais em praça pública. Dos dias 3 a 6 de novembro, durante todo o dia, foram feitas apresentações de circo, teatro e cinema, além de oficinas de reciclagem. Destaque para a valorização dos temas sustentabilidade e meio ambiente, amplamente retratados nos filmes que serão exibidos e nas peças teatrais “O Romance do Vaqueiro Benedito”, “Marmelada” e “Circo Reciclado”.
Outra atração da programação oficial dos 10 anos de operação da Usina foi o Festival Cultural da Região dos Lagos, tradicional espetáculo que reúne jovens talentos em apresentações de dança, música, teatro e poesia de toda a Região dos Lagos e no dia 5, foi a vez da Camerata Florianópolis se apresentar no município. O encerramento da programação ocorreu no dia 10 de novembro, onde a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fez a apresentação do espetáculo “Gala Bolshoi Brasil” no Ginásio Municipal de Anita Garibaldi.
Consolidada como bom exemplo para o setor elétrico brasileiro, tanto por gerar energia limpa e renovável, quanto por apoiar projetos sociais, ambientais e culturais relevantes para a Região dos Lagos, a Usina Hidrelétrica Barra Grande foi construída na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem 94 quilômetros quadrados abrangidos pelos reservatórios no leito do rio Pelotas e potência instalada de 690 MW (três Unidades Geradoras de 230 MW de potência cada), suficiente para abastecer aproximadamente 24% da demanda catarinense de energia ou 18% do total consumido no estado gaúcho.
Além do objetivo de gerar energia, a realidade mostrou que, paralelamente, estão sendo gerados empregos, renda, oportunidades, qualidade de vida, motivação, perspectivas, esperança. Tudo isso ocorre, pois, a BAESA apoia cerca de 350 projetos sociais, desta forma é incalculável a quantidade de pessoas que são beneficiadas.
”A DMEE, juntamente com os demais acionistas, teve que superar obstáculos. Hoje com 10 anos de operação comercial, Barra Grande é referência para o setor e traz muitos benefícios tanto para seus acionistas, quanto para a população do seu entorno”, relata Miguel Gustavo Junqueira Franco, Diretor Superintendente da DME Energética.